Núcleo de Assistência à Pessoa com Deficiência

O Núcleo de Assistência à Pessoa com Deficiência (NAPD) é um ambulatório especializado na área de medicina física e reabilitação de pessoas com deficiência física da Prefeitura de Jundiaí (Unidade de Gestão e Promoção de Saúde), que realiza atendimento para munícipes de Jundiaí e região.

Este serviço de saúde foi implantado em 1994 e, em 2002, atendendo a legislação federal, portaria MS/GM 818 de 2001, tornou-se um Ambulatório Especializado em Medicina Física e Reabilitação, realizando a assistência multiprofissional com abrangência regional (para munícipes de Jundiaí, Jarinu, Itupeva, Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista, Louveira e Cabreúva – Divisão Regional de Saúde DRS VII / Campinas).

Desde então, a equipe técnica multiprofissional do NAPD passou também a prescrever e acompanhar os pacientes com indicação de uso de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção – OPM (tais como: cadeiras de rodas manuais, adaptadas, motorizadas, cadeiras de banho, muletas, andadores, bengalas, sapatos e palmilhas), além de bolsas e acessórios para estomizados, por meio da Tabela SIA/SUS. Sendo a dispensação de OPMs apenas para moradores de Jundiaí.

A missão do NAPD envolve a promoção do cuidado em saúde, reabilitação/habilitação de pessoas com deficiências físicas, em todas as fases da vida, favorecendo a funcionalidade, autonomia e inclusão social.

Para realizar o cuidado integral e humanizado para esta população na Rede de Atenção à Saúde, de acordo com as Diretrizes do Ministério da Saúde, além da assistência multiprofissional especializada em Reabilitação, são necessárias ações para contribuir para a equiparação de oportunidades e inclusão da pessoa com deficiência, que envolvem o acesso à Tecnologia Assistiva, através da Concessão de Órteses, Próteses e Meios auxiliares de locomoção (OPM), garantidos por lei.

Mais informações sobre o NAPD

Gerente – Vanessa Cristina Rampin Vicentini