Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas – PEAMA

Idealizado e implantado em 1996, o Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (PEAMA), da Unidade de Gestão de Esportes da Prefeitura de Jundiaí, tem como objetivo principal democratizar o acesso às atividades esportivas, e assim incluir pessoas com deficiência utilizando o esporte como ferramenta.

Atualmente atendemos 334 alunos, e já passaram por nós aproximadamente 1.500 pessoas com deficiência.

O PEAMA oferece gratuitamente 16 modalidades: atividades náuticas, atletismo, bocha, caminhada, capoeira, ciclismo, corrida de rua, dança, escola da bola, futsal, ginástica rítmica, goalball, karatê, musculação, natação e tênis de campo.

Para fazer parte do PEAMA é necessário fazer a inscrição para participar do sorteio de vagas para entrevista no site ou app da prefeitura (quando estiver disponível). Acompanhar pelas redes sociais do PEAMA e Prefeitura de Jundiaí. Neste dia conhecemos o aluno e suas características. O aluno e/ou seu responsável conhece nosso trabalho e as possibilidades de atividades.

As aulas acontecem de segunda a sexta-feira no CECE Dr. Nicolino de Luca (Bolão), CECE Benedito de Lima e no Parque da Cidade. O público alvo são pessoas com deficiência física, intelectual, visual, auditiva, múltiplas e pessoas com transtorno mental e do espectro autista de Jundiaí e região.

O PEAMA idealizou e realiza anualmente vários festivais que foram criados para que, além dos nossos alunos, alunos de instituições de Jundiaí e região pudessem participar de eventos esportivos, nos equipamentos próprios e oficiais para as práticas como pista de atletismo, piscina olímpica, quadras de tênis e palcos. E ainda, por se tratar de festivais, o importante é que esse aluno tenha uma vivência positiva na modalidade, competindo com pessoas no mesmo nível de habilidade e com as adaptações necessárias, onde todos, sempre, são premiados.

Festivais realizados: Fera, Frena, Mostra de Dança, Batizado de Capoeira, Mountain Bike, Triathlon Unificado, Frec, Festival de Duplas de Bocha, Frete, Futebol Possível

Projetos realizados: PEAMA nas Escolas, Escolas no PEAMA, Inclusão ao Contrário, Aluno Monitor, Expedição Peama, Vivências em novas modalidades, Fala Peama, Encontro de Famílias e Desafio sobre rodas.

Para saber mais sobre o PEAMA, acesse:

Links de parcerias

R. Rodrigo Soares de Oliveira s/n – Anhangabaú – Jundiaí/SP
CEP: 13208-120
Telefone: (11) 99569-7409
E-mail: peama@jundiai.sp.gov.br